Home
Atlética

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA HÉLIO ALONSO

 

SOBRE A ATLÉTICA FACHA

Fundada em 24 de abril de 2011 por alunos da Instituição, a Associação Atlética Acadêmica Roberto Assaf se tornou a primeira Atlética de Comunicação do Rio de Janeiro. Sem nenhum adversário em vista, teve como primeiro esporte, o Beach Soccer Feminino e um time sendo comandado pelo craque Juninho (ex-jogador da Seleção Brasileira, Milan, Roma, Botafogo, Flamengo, entre outros).

A Diretoria da Atlética FACHA convocou alunos que se mostraram interessados com a ideia, de outras faculdades, entre elas: PUC, UFRJ e ESPM e propôs a realização de um torneio de Beach Soccer na Praia de Copacabana. O Convite foi aceito e a FACHA foi consagrada campeã da competição, tanto no masculino, quanto no feminino. A prática esportiva universitária ganhou projeção com direito à matéria da TV Globo com as atletas representantes da FACHA.

A Atlética FACHA participou e de diversos campeonatos ao logo dos anos, entre eles o JUCS, a LUCA, o TUC, LIGA NACIONAL DE DESPORTO UNIVERSITÁRIO, JUNFRI, CAV, JOIA, entre diversos outros. No final de 2016 a Atlética precisou ser registrada oficialmente como associação para participar da LIGA NACIONAL e torna-se uma organização consolidada e regulamentada, contudo, por questões burocráticas ainda não consegui homologar o seu registro. Ainda em 2016, na ocasião do convite para participar da liga, a Atlética passou a se chamar ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA HÉLIO ALONSO, uma homenagem ao fundador da faculdade, que tanto apreciava a prática do esporte.

É possível os alunos participarem da Atlética de diversas formas: Pode ser como atleta, como torcedor, como cheerleader, integrante da bateria ou colaborador, tudo depende do que quer e de sua disponibilidade de tempo.v

É possível seguir a Atlética nas redes sociais. Lá mantemos as informações sempre atualizadíssimas.

 

Porquê fazer parte da Atlética FACHA?

Imagine chegar na faculdade. Tudo novo! Turma nova, sala nova, curso novo, um mundo de possibilidades se abrindo e você meio tonto com tudo isso e sem a mínima ideia de onde ir. Agora pense que existe um lugar em meio a tudo isso onde as risadas são sempre mais gostosas, onde as tardes valem a pena, onde as amizades são extremamente fortes e onde você aprende muito daquilo que não está nos livros, mas está na vida. Pois bem, este lugar é, sem dúvidas, a Atlética!


Sentir-se parte de fato da faculdade, conhecer gerações e gerações de pessoas que passaram e deixaram sua contribuição para a instituição, dedicar-se completamente para não deixar isso parar ou simplesmente sentar no sofá e escutar as histórias dos mais velhos? Ah meu amigo, isso não tem preço, não existe!


Escrevemos isso não por nós, mas por todas as pessoas que aqui já passaram. Dentro deste lugar é onde formamos nossa família Facha, aqui é onde vocês conhecerão pessoas que você sabe que sempre estarão por perto e depois do primeiro olhar sincero, você pode fechar os olhos e segui-las sem medo de errar. Aqui dentro, o bem de um é o bem da atlética.


O individual sempre existe, é lógico, ninguém é de ferro. Mas nada, nada mesmo, se compara ao amor que se cria por tudo que aqui dentro se constrói. Comparamos e afirmamos sem dúvidas que se jogassem Brasil x Facha na final da Copa do Mundo, eu estaria na torcida gritando "Uh ,é Facha ; Uh, é Facha!" entendeu esse clima?

É claro que existe muito, mas muito trabalho mesmo por trás de tudo isso (mas duvido que em todas suas vidas vocês achem algum trabalho melhor do que ser Atlética Facha). Afinal, são treinos semanais de TODAS as modalidades oferecidos à todos alunos, isso sem contar os diversos eventos anuais, então sem uma estrutura de pessoas e planejamento muito boa por trás disso, seria impossível.


Se, além disso, você ainda for atleta, a vontade é ainda maior. Imagine um ginásio lotado com seus amigos, todos com uma vontade de torcer que chega a arrepiar e você no meio de tudo isso, jogando com seus companheiros e se dedicando ao máximo para que tudo dê certo. A derrota dói muito, mas a confraternização recompensa, mas em caso de vitória o uniforme vira a segunda pele, mesmo que sujo e suado o prazer e a honra de vestir o azul e o branco não deixam que você o tire.

Tudo isso cansa, é verdade. E cansa muito. São chopadas dos bichos, chopadas aleatórias com todo mundo curtindo e você trabalhando. São 5 dias comendo e dormindo extremamente mal, com muita gente cornetando seu trabalho e você se matando para fazer o melhor que pode. Mas, é verdade também que enquanto você está fazendo isso, você vai olhar para o lado e vai ver seu melhor amigo (sim, seu melhor amigo vai ser da atlética) fazendo a mesma coisa. Você vai olhar para o outro lado e vai ver sua melhor amiga (adivinhe: sua melhor amiga TAMBÉM vai ser da atlética) e ela vai estar se matando tanto quanto você e, de repente tudo isso passou. Você vai olhar de longe, a galera curtindo demais, os times te agradecendo e você vai estar abraçado com as pessoas que mais te fazem bem e aí meu amigo, aí TUDO VALE A PENA.

Sabe por que isso? Porque isso é a FACHA! Isso é a ATLÉTICA!

 

Equipe Atlética Facha

 

Saiba um pouco mais sobre os títulos da Atlética FACHA

 

Títulos - Atlética FACHA no JUCS

Vôlei Masculino - Tetracampeã (4)
Handebol Masculino - Tricampeã (3)
Futsal Masculino - Bicampeã (2)
Futsal Feminino - Bicampeã (2)
Basquete Masculino - Campeã (1)
Futebol de Campo - Campeã (1)
Jiu-Jitsu por Equipe - Campeã (1)
Jiu-Jitsu Individual - Tricampeã (3)
Tênis de Mesa Feminino - Campeã (1)

CLASSIFICAÇÃO GERAL - ATLÉTICA FACHA NO JUCS

2012 - 2º lugar 2013 - 3º lugar
2014 - 1º lugar
2015 - 2º lugar
2016 - 2º lugar
2017 - Participação interrompida
2018 - Não participou
2019 - Não participou

PREMIAÇÕES EXTRAS - ATLÉTICA FACHA NO JUCS

2013 - Prêmio Thiago Felix
2016 - Prêmio Thiago Felix
2016 - Melhor Torcida

OUTRAS PREMIAÇÕES - ATLÉTICA FACHA

2012 - Campeã do Intercomunicação de Beach Soccer Feminino
2012 - Campeã do Intercomunicação de Beach Soccer Masculino
2016 - Campeã do Handebol Masculino - Super Universitário - Petrópolis
2016 - Campeã do Futsal Masculino - Liga dos Campeões Universitários
2018 - Campeã Geral - CAV - Governador Valadares
2018 - Campeã - Melhor Torcida - CAV - Governador Valadares
2019 - 4º Lugar Geral - Supercopa Universitária - Vassouras
2019 - 3º Lugar Melhor - Torcida - Supercopa Universitária - Vassouras

 

Faça parte desse time!

 

CONHEÇA A DIRETORIA DA ATLÉTICA FACHA:

 

Diretoria Executiva:


Presidente: Isabela Bastos
Vice-Presidente: Renata Mattos
Vice-Presidente de Esporte: Vitor Guedes
Vice-Presidente Social: Fernando Pasche

 

Diretoria Operacional:

 

Diretor de comunicação: Marcela Amorim Diretor de Marketing: Mariana Paiva Diretor Social: Ricardo Franco Diretor Financeiro: Julia Demetrio Diretor de Eventos: Juliana Pina

Contamos ainda com um time de COORDENADORES DE MODALIDADES e diversos COLABORADORES.

 

Grupos que estão com a FACHA em quadra e fora dela e que apoiam a todo momento:

 

 

ATÉTICA FACHA

BATERIA

 

TORCIDAS ORGANIZADAS

 

LIDERES DE TORCIDA - CHEERLEADERS

 

Galeria

 

Contatos

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA HÉLIO ALONSO ATLÉTICA FACHA

Rua Muniz Barreto, 51 - Botafogo - Rio de Janeiro - CEP: 22.251-090 - RJ
Telefone: 21 2102-3100

Top